Chileno? Obrigado enjoei. Já conheço…
Parece incrível, mas ouvi isso em uma gôndola de supermercado. O atendente chegou educadamente para ajudar o Cliente e sugeriu: ” Posso ajudar? O que o sr. procura, algum chileno?” o Cliente então responde: “Chileno?… Obrigado mas enjoei. Já conheço…”
Veja a realidade do mercado. Fico espantado com uma situação dessas. Esse enorme precipício entre o consumidor comum e o mercado. Vejam:
- O mercado oferece o que vende. Por tanto é a demanda que faz a oferta. Como o brasileiro adora cabernet sauvignon chileno, ele é a grande oferta nas gôndolas.
- O Cliente, que obviamente não conhece a respeito de vinho, provou uma meia-dúzia de rótulos e considerou que era isso o vinho chileno e cansou.
- Um espanto o Chile com sua enorme diversidade de castas, terroirs, estilos de produtores ser avaliado dessa forma.
E digo mais, isso é tão verdadeiro e deve ser uma tendência, que o Pão de Açúcar está importando dois vinhos chilenos, cuja apresentação não remete ao Chile, mas a algum vinho Californiano, Australiano, tanto que eu e meu filho Ramatis, pensamos se tratar de um vinho dessas origens. Veja o rótulo.
Há também o caso do Sidways, um gostoso Pinot Noir que faz sucesso. Veja abaixo.
Ora, não é justo que com uma diversidade tão grande de castas, de terroirs e de estilos de produtores, um consumidor tire uma conclusão de que Chile é apenas meia dúzia de cabernets.
Sugiro que você assista um vídeo onde sugiro dez vinhos que não são nem Cabernet Sauvignon e nem Camenère para você se deliciar com a enorme diversidade e qualidade dos vinhos chilenos.