O Vinho que estamos bebendo…
Essa semana que passou tivemos o privilégio de uma live da Pró_Vinho, conduzida pela minha Amiga Suzana Barelli, entrevistando o Master of Wine Dirceu Viana Jr., você pode assistir AQUI, parte da entrevista pois o sinal caiu diversas vezes e a primeira parte se perdeu.
O tema principal escolhido por entrevistador e entrevistado foi “Novas Fronteiras do Vinho”, muito interessante pois o Dirceu, nosso mais bem formado profissional, que os produtores brasileiros cismaram em ignorar, deu um banho de conhecimento como era de se esperar.
O assunto da dupla poda, ou poda de inverno, que o Dirceu comentou já existia na India, foi tocado superficialmente e sugiro que você se informe sobre esse assunto, que anda na moda no Brasil, neste artigo AQUI.
Mas o que me chamou muito a atenção foi uma frase do craque Dirceu Viana: ” O Vinho que estamos bebendo hoje é apenas o retrato do nosso gosto atual” Excepcional observação, feita por uma das pessoas mais qualificadas do Mundo em Vinho.
E me chamou tanto a atenção pois eu sou o CHATODODIDÚ sempre insistindo na Biodinâmica (leia isto também…) e na sua integridade. O Nicolas Joly que dispensa comentários seja por seus vinhos, seja por seu messiânico trabalho pelo Mundo em prol do renascimento do Terroir, disse certa vez: ” Didú, um vinho biodinâmico pode até não agradar a você, mas ele é um vinho único, inimitável, autêntico.”
Essa observação do Dirceu coloca isso na visão de quem sabe de tudo sobre Vinho. Ou seja mercado. Os Biodinâmicos autênticos, pois há de tudo hoje no mercado infelizmente, mas os de verdade, são o que são, eles não são o que o gosto atual do consumidor está querendo beber, não é o gosto atual, mas o gosto REAL daquele lugar.
Eu acho importante você entender isso.
Outro ponto que queria comentar é que a Suzana acabou nao fazendo uma pergunta que encaminhei mas depois no post dela perguntei ao Dirceu e ele me respondeu. Eu perguntei:
“Ainda aproveitando o espaço, a Suzana acabou não fazendo a pergunta que enviei que é a seguinte: Quanto tempo vc acha que falta para o mercado brasileiro amadurecer? Tanto consumidores como produtores? E ainda? O que precisamos fazer para isso? Grazie Amigo. Saúde!”
Dirceu: “Didu, a primeira pergunta é mais fácil responder. Acredito que o mercado brasileiro, de forma geral, está cerca de 25 anos atrás do mercado europeu, entretanto o brasileiro é esperto e pode alcançar o mesmo nivel de sofisticação em dez anos. A sua segunda pergunta é mais complicada. Precisamos analisar todas as partes da cadeia. A resposta seria tão longa que merece um bom papo acompanhado de uma boa garrafa de vinho. Espero poder revê-lo em breve meu caro para falar sobre isso.. Enquanto isso mato a saudade através de suas divertidas postagens.”
É para pensar não é mesmo? Saúde!!