Chianti, deve ser a paisagem que encontraremos no céu…
A Toscana é dos lugares mais bonitos do Mundo que eu conheço, costumo brincar dizendo que se no céu há uma paisagem ela certamente será como a Toscana…
Tive a sorte de ter estado lá logo antes da pandemia, em fevereiro com meus filhos. Foi um espetáculo e na ocasião eu gravei um IGVT que fala da região e dos vinhos, vale você conhecer.
Um dos personagens desse IGVT é o Barone Risasoli, personagem importante, pois no passado os vinhos toscanos costumavam ter castas brancas juntos das tintas, até que o Barone Ricasoli instituiu com enorme sucesso o corte só com tintas e priorizando a Sangiovese.
Os Piccini que eu adoro, resolveram re-criar o antigo estilo lançando o vinho Mario Primo é uma interpretação moderna dos saudosos tintos da Toscana dos anos 1930.
Além da base do vinho ser a uva Sangiovese, entram no corte uma pequena proporção das uvas brancas: Trebbiano e Malvasia, que deixam o tinto ainda mais convidativo e aromático.
O vinho vem fazendo sucesso e chamando a atenção. Ele custa na Vinci Vinhos R$ 131,19 e é excelente acompanhamento para antipasti, pizzas diversas e macarronadas de domingo. Se vocie quiser saber mais de Piccini clique AQUI
Existem produtores simplesmente extraordinários no Chianti, um deles é o Marco Palanti do Castello di Ama com quem fiz uma matéria que recomendo a você também. AQUI.
E temos até brasileiros fazendo vinhos na Toscana, caso da Villa Due SS do Nick que ainda não pude conhecer por conta dessa pandemia, e a do Luiz Barichello onde estive diversas vezes, a Villa Triturris. Eu relaciono abaixo para você alguns extraordinários Chianti fora os já mencionados acima. Aproveite um dos vinhos mais gastronômicos e versáteis que existem. Saúde.
- Il Secondo Pacina na Piovino
- Badia a Coltibuono,Castello di Ama, Bonacchi, Andrea Costanti, Fattoria Félsina, Tenuta di Capezzana e Lungarotti na Mistral
- Castellare di Castellina, Fontodi, Villa Poggio Salvi, Felsina, Piccini, San Fabiano Calcinaia Cellole na Vinci
- Renzo Masi, Rocca delle Macie, Cepaparello na Decanter
- Volpaia, Monte Bernardi, Fontemorssi na Premium Wines
- Nipozzano, Castiglione Chianti, Checci na Ravin
- Castiglione DOCG na Via Vini