Uma Agulha no Palheiro Abaixo de 50 Paus.
As agulhas no palheiro existem, outro dia ainda falava de uma delas Aqui, e hoje vou indicar outro, Um vinho que talvez lhe surpreenda.
Os vinhos verdes tinto, normalmente das castas Alvarelhão, Pedral, Borraçal, e invariavelmente a Vinhão, que é a mesma casta Souzão do douro, resulta em vinhos deliciosamente frescos. Normalmente não passam por afinamento em barricas, são ácidos, com muito tanino e álcool baixo, normalmente por volta dos 11º.
Para os brasileiros habituados com cabernet sauvignon chileno e malbec argentino, densos, frutados, com álcool elevado emuita fruta, tomam um choque ao provar um Vinhão desses, pois a cor intensa deles nos remete a uma memória completamente distante do que ele é.
Esse choque faz muita gente simplesmente abominar esse vinho, porém lhe digo, experimente um prado untuoso, pesado, com muito azeite ou muito toucinho e harmonize com um verde tinto. Um bacalhau por exemplo, ou um tutu de feijão. ficam simplesmente fantásticos com ele. Experimente.
Na região dos vinhos verdes ele é bebido na tigela, sim, uma tigela de louça branca, para se ver como ele tinge com sua cor a louça…
Este Adega de Monção, que já esteve quase a metade do preço atual é boa compra Abaixo de 50 Paus. Saúde!