Forever Young
Hoje completo 69 anos e entro nos 70!… Incrível pensar que se passaram 25.208 dias, incluídos ai nessa conta os anos bissextos… Pensar que a Terra girou em torno de si mesma esse número de vezes comigo junto, e ainda girou completamente 69 vezes em torno do Sol!!! E as coisas acontecendo… Sensacional isso e eu nem dei um tapinha para pensar nisso… hahahahaha.
Tradicionalmente esse é um dia que fico em meditação, só, no máximo com minha família. Gosto de pensar no todo, na minha insignificância, no mistério que é ter essa perfeição geométrica e matemática no Universo e em tudo, nas plantas, nos animais e para dentro de nós também. Tudo numa mesma lógica geométrica. Um show de insignificância humana.
Fico imaginando meu avô Licinio Granja, pai da minha Mãe Yonne (nome de rio e de departamento francês, na Bourgogne), chegando na Pró Mater no quarto 405 com a última garrafa de Porto que sobrara (eram duas) que trouxe de Portugal (quando renegou seu pai Manuel Pereira Granja por descobrir que ele era bígamo), e ter me dado uma colherzinha desse vinho antes mesmo que eu mamasse em sua filha!… Foi isso! Claro que foi isso! Como o Obelix na poção mágica, ou fui batizado com Porto logo ao nascer. Viva o Licínio!!
Dionísio, o Deus do Vinho na cultura grega, que é o mesmo Baco da cultura romana, não é apenas Deus do Vinho, mas também da Fertilidade, do Teatro e do Êxtase! Ex-Ta-Si, estar fora de si… e quando estamos em êxtase, atingimos o Entusiasmo (Em Teus si Mesmus) que é ter Deus dentro de si. Então, por ser Dionísio Deus do Vinho e do Êxtase, o Vinho é um dos caminhos para que eu possa sair de mim para que Deus entre!… Foi isso. Graças ao Licínio Granja…
O fato é que a cabeça de 23 está com corpinho de 69… Juro que me sinto um highlander quando vejo tantas coisas pelas quais passei, tantos altos e baixos, tantas surpresas, tantos lugares que fui, tantas experiências. Parece inacreditável isso e me espanto em ver o tanto que aprendi, daria um livro, aprendi com avós queridos, com pais queridos, com tios, primos, parentes, amigos, colegas de trabalho, desconhecidos, pensadores, poetas, dramaturgos, agricultores, vignerons, cantores, boêmios, sempre aprendendo algo novo e a coisa não para. É simplesmente Sensacional! Como é legal viver!
A inconformidade disso tudo se perder com uma eventual morte, me deu a vontade de deixar registrada as minhas experiências e histórias e nessa pandemia, incentivado pelo Ramatis (o filho nobre), comecei a gravar para os meus netos a série: O vovô tem cada uma… que é uma forma de eu fazer algo legal para eles, caso alguém corte fora a cabeça do highlander… hahahahaaaaa
Tento nesses relatos passar algumas coisas que considero importantes para eles. Sua descendência, sua origem, fatos engraçados, curiosos, além de algumas coisas que demorei a entender como por exemplo: meus problemas são sempre comigo e não com os outros. Difícil perceber isso. Caminhei muito para entender isso, importante dar essa pista para eles…
Falar da coragem que se precisa ter para se investigar tudo, seus sentimentos, sem amarras, com liberdade. Sem medos. Livre para questionar o que se considera verdade, especialmente as verdades religiosas.
Outra fundamental é que hoje me preocupo muito mais com minha consciência do que com minha reputação. Aprendi a duras penas isso e também que corrigir um erro é importante, embora muitas vezes impossível, porém não repetir esse erro é muito mais importante.
Aprendi também, que o dinheiro só compra coisas que têm preço e a maioria das coisas que realmente prezo não têm preço.
Tento explicar que o passado é morto e o futuro é agora. Entender isso me fez dar um valor enorme ao momento que vivo, ao agora, pois ele é único, tão raro e tão importante por ser a única realidade, e que por essa razão se chama Presente… Há que se lembrar sempre disso e se possível brindar!!
Aprendi a dar valor `as coisas que conquistei e que tive, muito mais do que as que pretendo ter e conquistar. São vitórias reais. São fatos. São vitórias. É preciso dar valor. E mais, a maioria delas são raríssimas em termos relativos ao todo. Somos grandes privilegiados.
Aprendi a reconhecer a enorme importância de meus antepassados que foram a razão de eu estar hoje escrevendo para meus netos… e que sorte tive com esses antepassados que estão em meu DNA e agora no deles…
Outra coisa fundamente é se dar conta de que a verdade depende sempre da cor do cristal com que se olha… inevitável isso. Gire o cristal e o prisma muda tudo. Escolha sempre uma cor legal. Todos podem fazer isso. Sempre haverá a possibilidade da situação ser pior e ser melhor. Sempre.
E outra, mau humor é a maior perda de tempo que existe. Não produz absolutamente nada de bom. Lembre-se, Sorria e o Mundo será seu. Pois quando você sorri todos sorriem, mas quando você chora, você chora sozinho…
Perdendo tantas pessoas a quem amei, um problemas dos highlanders… aprendi que aguentamos mais coisas do que imaginamos poder aguentar. Impressionante isso. Superei situações de perda que me pareciam impensáveis!… e a Terra continua girando comigo nela. La nave và …
Errar faz parte de acertar. Não existe quem só acerte. Os tropeços são sempre para a frente… fundamental ter isso em mente.
Aprendi a valorizar meus Amigos procurando ser Sincero, Solidário e Carinhoso. Amigo é algo tão excepcional, que parece que só mesmo o Vinicius de Moraes entendeu de verdade…
A elegância… Isso não sei se aprendi agora, se trata-se de um gosto pessoal, se já cheguei aqui com isso, mas o fato é que a vida com elegância é muito melhor…
Aprendi a seguir meu coração e correr os riscos. Adorei sempre ter feito o que eu achava que deveria fazer, mesmo que muitas vezes incompreendido, mesmo que muitas vezes quebrando a cara. Mas fiz o que meu coração dizia para fazer. Isso é fundamental. Dorme-se bem.
E apaixonar-se! De verdade. Que coisa fenomenal que é apaixonar-se. A paixão consegue mudar o colorido e o sentido de tudo. Uma experiência notável e inexplicável. Que sentimento mais incrível que é esse. Esse é um grande desafio a passar adiante, coisas que ou se experimenta ou não se sabe o que é, como ter filhos e ter netos… mas é importante saber que se pintar tem que agarrar… afinal, se não fosse uma paixão dessas eles não existiriam…
E então diante dessas divagações, me ponho a pensar o que ainda tenho a aprender nos próximos 69 anos… até lá sigo ignorando as limitações de meu corpo que cisma em não se renovar como antigamente, mas tem mantido minhas lembranças intactas…às vezes falta um slide ou outro na hora que preciso, mas ele aparece depois… hahahahahaa, fico sempre pensando no sonho do genial Chaplin que dizia:“…Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás pra frete. Nós deveríamos morrer primeiro, nos livrar logo disso. Daí viver num asilo, até ser
chutado pra fora de lá por estar muito novo. Ganhar um relógio de ouro e ir trabalhar. Então você trabalha 40 anos até ficar novo pra poder aproveitar a aposentadoria. Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas e se prepara para a faculdade. Você vai pro colégio, tem várias namoradas, vira criança, não tem nenhuma responsabilidade, se torna um bebezinho no colo, volta pro útero da mãe, passa seus últimos nove meses de vida flutuando… E termina tudo com um ótimo orgasmo. Não seria perfeito?”E então aproveito para encher a taça e brindar a tudo isso!! Que venham as surpresas dos 70!!
Comments
comments