Pró_Vinho agitando.
Se consome muito pouco vinho no Brasil. O motivo é duplo: Preço + Falta de Cultura.
Hoje o brasileiro consome algo perto de 2 litros de vinho ao ano., considerando nesse número, 1,3 litro de vinhos de mesa, ou seja, os vinhos finos representam mais ou menos uma garrafa! É nada.
Os problemas citados acima precisam de trabalho hercúleo para se solucionar, pois o preço está atrelado ao Custo Brasil e a miopia do governo brasileiro com o Vinho. Aqui, diferentemente dos países europeus, o vinho não é considerado um complemente alimentar, ou melhor ainda um alimento funcional que é o que ele é.
Não, nosso governo considera bebida alcoólica e taxa como supérfluo. Uma pena e uma ignorância, pois existem mais de dois mil estudos científicos comprovando os benefícios do consumo regular e parcimonioso do vinho. Veja AQUI.
O problema se agrava mais quando vemos a visão distorcida e egoísta também do nosso Setor. Produtores brasileiros são desunidos e quando unidos consideram os importadores seus inimigos. Ou seja, a miopia se repete no setor. Enquanto isso não muda fica impossível se estar unido junto ao governo na busca de soluções que não sejam de retaliação ou protecionismo.
Quanto a falta de cultura no hábito do consumo do vinho, surge agora um movimento que está fazendo um belo trabalho. Falo da Pró_Vinho, que inclusive está lançando um projeto que sugiro que você acompanhe, veja abaixo.
PRÓ-VINHO LANÇA A CAMPANHA #VemProVinho2020
Durante a semana de 20 a 26 de julho, profissionais, empresas, bares, restaurantes, produtores e importadoras farão ações diversas, tais como promoções e descontos a fim de promover e fomentar o consumo do vinho, de maneira responsável, além de auxiliar na retomada de mercado
Conforme pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinho no primeiro quadrimestre de 2020 no Brasil aumentou 6,6% em volume de garrafas, somando 3,4 milhões de litros. Excelente notícia para o setor e mais um motivo para darmos boas-vindas a ações bem elaboradas, como a campanha “VEM PRO VINHO 2020”, que beneficia todo o mercado de vinhos.
Com abrangência nacional, a campanha acontecerá entre os dias 20 e 26 de julho e é encabeçada pela Pró-Vinho. Durante este período, serão divulgados os descontos e facilidades para o consumidor final, além de outras ações como vídeos, Lives e posts educativos no Instagram @pro_vinho.br Muitas destas ações já foram colocadas no ar e seguem até o fim da campanha.
“Será uma ótima oportunidade para o consumidor provar vinhos diferentes e ampliar seu conhecimento, já que as promoções prometem tornar muitos rótulos mais acessíveis”, afirma Marcio Marson, coordenador da Pró-Vinho.
Todos podem participar, sendo necessária a inclusão da hashtag #VemProVinho2020 da iniciativa no campo de texto, além do logo da campanha na arte. Tanto logo da campanha, como arte estão a disposição no site da Pró-Vinho: www.provinho.org.br/divulgue-esta-ideia/
Sobre a Pró-Vinho
Lançada no início de 2019, a Pró-Vinho é uma iniciativa interprofissional, que teve entre seus fundadores a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a ABBA (Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o extinto Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Profissionais do Setor (jornalistas das principais publicações do país, comunicadores e sommeliers). A Pró-Vinho tem como objetivo divulgar a cultura do vinho no Brasil. Uma vez por mês, representantes dessas entidades e especialistas do setor se reúnem para discutir ações de promoção do vinho, assim como a melhor forma de envolver o on-trade e os consumidores.