Postura do governo só incentiva descaminho no Vinho
É lamentável a postura de governo atrás de governo sempre com a mesma conversa e depois apenas aumenta impostos.
Eu insisto que o excesso de tributação e o emaranhado burocrático brasileiro é o maior incentivador do contrabando e das falsificações.
Temos ouvido diariamente casos de vinhos contrabandeados ou falsificados apreendidos em buscas policiais. Não se sabe o montante, mas a “sotto voce”, muitos acreditam que esses vinhos representam algo como todo o nosso consumo legal mensurado.
O meu Amigo Ricardo Castilho publicou hoje um post em sua pg de facebook indignado com isso e lá ele comenta um caso conhecido, de um produtor chileno, que não vou citar o nome da marca para preservar o importador, que exporta para o Brasil 400 mil caixas de vinho, mas para o Paraguai outras 380 mil caixas…?!?! Ora, o que seria isso? O próprio importador burlando nossos excessivos e abusivos tributos de forma ilegal? Ou seria um outro oportunista contrabandeando vinho conhecido para fornecer ao mercado a preços baixos? Alguém arrisca responder?
O mesmo acontece com marcas conhecidas e famosas de Champagne. Eu me pergunto, o que falta para o governo perceber que ele é o primeiro incentivador dessa prática? O que o governo tem a dizer a empresários sérios que cumprem suas obrigações absurdas e abusivas e sofre essa concorrência desleal? Não é justo isso. É míope e é burro demais, numa boa, não há outro termo a ser usado aqui.
E olhe que nem falamos dos sites que lhe entregam em casa vinhos pela metade do preço de mercado. E chega heim… e eles estão aí faturando. Também não mencionei os inúmeros riquinhos que trazem vinhos comprados em NY em seus aviões particulares e descem diretamente em suas fazendas… Uma vergonha total que nos coloca em nível de republiquetas…
Agora vem o sr. Paulo Guedes que me parecia uma pessoa que via isso e me apresenta um embrião tímido de reforma fiscal que ao unificar apenas dois tributos já quase quadruplica o peso desses impostos aos pequenos empresários…
E assim caminha a coisa, crescendo pra baixo como rabo de burro. Me envergonho, sinceramente. Ver um país como o nosso com esse potencial, com uma gente alegre e feliz, vivendo esse absurdo e incoerência. VERGONHA. TRISTEZA.