June 4, 2019
Abaixo de 50 Paus
Eu vivo dizendo, e repito, que com o câmbio na alturas como está, um vinho Abaixo de 50 Paus importado é uma “Agulha no Palheiro”, a explicação está em um post que fiz intitulado “Negócio da China só na China”.
Acontece que agulhas no palheiro existem também, é o caso deste vinho Tannat da Bracco & Bosca do Uruguay, da minha Amiga Fabiana Bracco.
Conheci a Fabiana anos atrás quando ela ainda trabalhava para a Pisano. Ficamos Amigos, na verdade parentes, pois sou muito parecido com seu tio que, claro, é uma simpatia…
Na ocasião a Fabi me contou que sua família tinha uma pequena bodega, seu pai havia falecido e quem cuidava do negócio era sua Mãe. A Fabi é culta, desenvolta, super vendedora, alçou vôo, passou a representar outras vinícolas e até que sua Mãe lhe passou a Bracco & Bosca que ela toca com seu primo Enrique Sartore.
Fui das primeiras pessoas a visitar a bodega quando ela assumiu e me lembro que na ocasião provei um vinho que me encantou. Era seu vinho simples, cotidiano, dos clientes locais do tempo de seu Pai, que vão lá até hoje com seu garrafão e compram a granel. Não tinha nome, era o Bracco&Bisca que todos conheciam e que manteve a família.
No Uruguay, muitos produtores de nome, têm seus vinhos simples vendidos em “Damajuana” o nosso garrafão. Aliás são esses vinhos, simples, de vitis-vinífera que se encontra em supermercados em garrafas de 750 ml a preços de U$ 1,00 !!! O mesmo que uma cerveja simples.
Insisti com a Fabiana que envasasse em Bag-in-Box esse vinho e mandasse para o Brasil, até hoje não deu certo, embora lá funcionou e muito bem. Agora chega ao Brasil e Abaixo de 50 Paus, este maravilhoso Lacertilla.
O Lacertilla é aquele vinho, só que com melhor vinificação, agora há tanques com temperatura controlada, uma seleção mais apurada das uvas etc., que secondo me, não precisava, pois eu adorava o vinho simples que era.
Lacertilla é o nome de um enorme lagarto que vive na Bracco & Bosca e hiberna junto com as videiras no inverno… uma homenagem ao simpático e companheiro réptil.
Recomendo a você este vinho para o seu dia-a-dia, pois é de excelente qualidade. Um tannat autêntico, puro, com estrutura e sem maquiagens. Uma delícia. Na Cantu Importadora