Caros Amigos do Vinho, eu lamento dizer, mas a miopia que atinge as lideranças do setor do Vinho do VINHO estão fazendo com que o Brasil inteiro e os produtores do Mundo todo nos ridicularize e nos trate por imbecis.
Me nego a aceitar isso pois conheço muitos bons gaúchos e sei que em sua maioria não são nem míopes e nem imbecis, mas essas entidades estão trabalhando para vender essa idéia errada do gaúcho.
Aqui estão os nomes dos diretores dessas entidades para você leitor, saber de que vinícolas estamos falando:
UVIBRA:
Deunir Luis Argenta – Presidente
Danilo Cavagni – Assessor Executivo
Gregório Salton – Vice-Presidente Técnico para assuntos de Enologia
Daniel Basile – Vice-Presidente Técnico para assuntos de Viticultura
Renato Prete – Vice-Presidente Técnico para assuntos Tributários
Maurício Salton – Vice-Presidente Técnico para assuntos de Mercado
AGAVI
CONSELHO DELIBERATIVO
1- LEOCIR LUVISON –(PRESIDENTE)
2- ADELAR GALIOTTO – (1° VICE-PRESIDENTE)
3- JOÃO ZANOTTO – (2° VICE-PRESIDENTE)
4- JERONIMO MIORANZA – (1° SECRETÁRIO)
5- GILNEI MIORANZA – (2° SECRETÁRIO)
6- ARTHUR M. STRINGHINI –
7- DELTO GARIBALDI –
8- ROGÉRIO CIPRANDI –
CONSELHO FISCAL
1- BENITO PANIZZON –
2- EVANDRO LOVATEL –
3- JULIO FANTE –
DIRETOR EXECUTIVO
DARCI DANI – darcidani@agavi.com.br
FECOVINHO
sr. Oswaldo Raimundo Conte
Estes senhores estão falando em nome dos vitivinicultores do Rio Grande do Sul, dos vinicultores do Rio Grande do Sul e das cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul e estão denegrindo a imagem do gaúcho. Acho que vale também incluir aqui o sr. Luiz Antonio Franciscatto Covatti, pois acredito esteja junto nesse imbroglio… Saiba mais e por que,
AQUI.O documento ridículo está ai abaixo para vocês verem. É o ofício encaminhado a outro gaúcho sr. Onix Lorenzoni.
Eu conclamo os bons gaúchos, que não são míopes e nem imbecís (aquele que denota inteligência curta ou possui pouco juízo), a se levantarem contra essas instituições. Vocês são 100 mil famílias como diz o documento e eles estão falando em vossos nomes.
Até agora o único produtor que vi se manifestar (
Veja Aqui), é argentino, se bem que já brasileiro, o competente e sensato Adolfo Lona, criticando a atuação desses dirigentes.
É simplesmente inaceitável isso, querer resolver os problemas brasileiros criando ainda mais problemas para os produtos importados. O problema está em nossos custos internos, o problema está nessa desunião, o problema está no egoísmo e no individualismo.
Já disse isso antes e volto a repetir, existem 15 ítens de custos e tributos entre um vinho ex-celler do exterior até ser nacionalizado aqui no Brasil. Esses ítens transformam um vinho de € 2,00 em um vinho de € 4,69 !!! Então vejam, o momento mais ingrato a uma iniciativa dessas é justamente agora, que os brasileiros começam a superar o ridículo preconceito cokm nossos vinhos, agora que há um câmbio que está inviabilizando tantos importadores, agora que fica evidente as melhores condições de qualidade e preço para os vinhos baratos que vêm de fora em relação aos nossos vinhos, agora que o consumidor começa a consumir mais nossos vinhos. Ou seja, uma IMBECILIDADE monstruosa e surpreendente.
Certamente haverá novamente os movimentos de boicote, novamente os consumidores colocarão no mesmo cesto todos os vinhos brasileiros, o que é errado secondo me, mas acontece e já aconteceu, em fim, tudo por que?
Por que você gaúcho, está deixando que essa meia dúzia de obtusos falem em vossos nomes. Usam vocês para para o benefício de seus próprios ganhos.
Eu só tenho a lamentar e esperar que a lucidez do Ministro Paulo Guedes observe que se apenas o Chile exercer seu direito de reciprocidade, o prejuízo de nossa balança comercial com aquele país vai ao chão com ítens que representam MUITO mais que o Vinho.
Se querem uma bandeira, essa seria a da desoneração do setor do vinho. Essa sim. Pois o custo Brasil que afeta a todos os setores é a real causa de nosso problema. E digo mais, o Vinho todo, nacional e importado, representa menos de 0,04% do PIB. Ou seja NADA.
Essa sim é uma bandeira como é uma bandeira o Vinho como alimento, um alimento Funcional que ele é.
Mas em fim gaúchos, essa gente míope e imbecil está denegrindo a vossa imagem Brasil a fora e vocês vão se dar muito mal com isso. Por favor reajam e pronunciem-se. Ficar olhando a banda passar não resolve nada.
Meu espaço aqui está `a vossa disposição. Quer se manifestar ou vai aceitar e ficar se lamentando?
Comments
comments