Os Biodinâmicos são Superiores.
Há tempos insisto na biodinâmica. A melhor maneira de ser orgânico é ser biodinâmico. Os vinhos biodinâmicos são inimitáveis, são autênticos, costumam ser mais sutis e com mais tipicidade além de que os vinhedos tratados pelos conhecimentos da biodinâmica serem mais resistentes `as intempéries.
Ainda outro dia numa conversa on line pelo Zoom, organizada pela Fernanda Fonseca, com a Filipa Pato, que faz cultivo biodinâmico, ela contava do combate a um caramujo que estava comendo suas videiras e ela conseguiu cultivar outras duas plantas que agradavam mais ao paladar dos caramujos e assim evitar de usar produtos químicos, que claro seria mais fácil, mas comprometeria a saúde e o DNA de seu vinhedo… simples. Inteligente, não acham? Vida em equilíbrio.
Aliás o Steiner afirmava que vida equilibrada não produzia doença, pois a doença era desequilíbrio…
Outro dia ainda escrevi sobre isso neste link Aqui. Lá você encontra inclusive o acesso `as palestras do Rudolf Steiner. Vale conferir. Agora esta semana que passou o Beto Duarte do Papo de Vinho, conseguiu organizar uma “Live” com uma das pessoas mais abnegadas nessa luta por difundir os conhecimentos biodinâmicos que é o Nicolas Joly.
Eu me tornei um adepto dessa cultura depois de conhecer esse verdadeiro gênio que produz um dos vinhos mais importante e renomados do mundo, o Clos de La Coulée de Serrant. Para nossa sorte o Beto conseguiu baixar o material e legendar a entrevista. Assista que você vai gostar e entender por que esse homem é especial. Saúde!!
Em 2008 convenci o Nicolas Joly a aproveitar sua vinda ao Brasil para ir até o Rio Grande do sul fazer uma palestra na ESPM que havia inaugurado o primeiro curso de Marketing do Vinho no Brasil. Consegui o patrocínio do Ibravin e ele assim fez. Uma palestra para os alunos. Os produtores convidados infelizmente não foram… Mas nós fomos depois jantar com o grupo entre eles o Flavio Pizzato que passou em sua casa e pegou uma garrafa do seu Pizzato 1999. Joly provou e aprovou. Depois felizes cantamos no restaurante com chapéu de soldado feito de jornal… hahahahaha veja: