BASA de Telmo Rodriguez
Na Páscoa eu fiz um Bacalhau de Surpresa, nome de uma das inúmeras receitas de bacalhau que tenho no livro de receitas da minha Mãe. Publiquei a receita neste post Aqui.
Na ocasião eu postei no Stories do Instagram a receita passo a passo e contei que beberia um vinho e aproveitei para fazer um desafio ao meu amigo Carlão do Beerrockclub.
Ele me enviaria uma cerveja para esse prato para eu comparar a harmonização do prato com o vinho ou a cerveja e eu enviaria um vinho para a moqueca que ele faria, de cação com camarões, sem dendê mas com leite de côco. Enviei o Catena DV Chardonnay que fez o maior sucesso por sua untuosidade e passagem por barrica que ficou perfeito com a moqueca. E eu gostei da cerveja mas preferi o vinho verde tinto. Você pode ver Aqui.
Na ocasião eu separei uma porção e congelei e hoje foi dia de voltar a esse prato delicioso. Mas como você sabe se há uma discussão anual a respeito de harmonização essa é na Páscoa… Já escrevi muito sobre isso.
Acontece que ontem eu havia gravado uma ” Live” com meu amigo Carlos Cabral e para acompanhar o papo eu abri um vinho que o Ciro Lilla me enviou do Telmo Rodriguez. Falo do delicioso Basa Rueda com Verdejo (85%), Viura (12%) e Sauvignon Blanc (3%) uma delícia de vinho com untuosidade, corpo, intensidade e frescor. Havia sobrado meia garrafa que voltou para a adega e hoje resolvi ver como se saía com o tal bacalhau de surpresa. O resultado foi excepcional e vale o comentário da diversidade de opções em harmonizar um vinho e um prato. Neste caso a similaridade da untuosidade do vinho e do prato foram fundamentais.
O Telmo Rodriguez que além de enólogo e sócio da Remelluri, um reputado Rioja, ele vem explorando o rico terroir espanhol, elaborando ótimos e premiados vinhos em diversas regiões produtoras: Ribera del Duero, Toro, Cigales, Navarra, Rueda, Rioja, Alicante, Cebreros e Málaga. Um super craque e amante da pureza nos vinhos, das leveduras indígenas, fala a minha língua… Ele esteve no Brasil em 2004 e eu gravei dois videos com ele, veja: