Viña Progresso
Eu tenho enorme admiração pela Família Pisano. Foi o primeiro produtor do Uruguay a me receber muitos anos atrás. Hoje me sinto como que da família deles.
O Daniel Pisano que dos irmãos Pisano é quem cuida da parte comercial foi quem me disse: “…Didú, agora você vai visitar o Uruguay, vai conhecer as bodegas do Uruguay e vai provar os seus vinhos. Repare que como nos filmes do Walt Disney, onde os cachorros parecem com seus donos, aqui os vinhos são iguais. Então você olhe para o dono do vinho e prove seu vinho. Eles são iguais. Se não forem é por que algo está errado…” Gênio.
Os vinhos dos Pisano chegam ao Brasil pelas mãos de Ciro Lilla, Pisano pela Mistral e Viña Progresso pela Vinci.
A Viña Progresso eu vi nascer, chamávamos inclusive no início de Bodega Experimental de Gabriel Pisano. Gabriel é a geração nova dos Pisano, enólogo desde garoto, filho do Eduardo Pisano e sobrinho por tanto de Daniel e Gustavo.
Os Pisano tiveram que fazer isso devido a intrepidez de Gabriel que desde cedo fazia experimentos de todos os tipos. Foi dele que saiu o primeiro fortificado do Uruguay, o Etxe-Oneko que em basco (origem dos Pisano) significa “Uma boa Família” quando ainda tinha 21 anos de idade e foi citado no livro da Jancis Robinson como grande promessa do Uruguay!… Veja o próprio Daniel Pisano contando disso e como é o feito o vinho.
Assim, Gabriel Pisano continuava a inventar a experimentar outras castas, a fermentar o vinho em barricas abertas como viu no Priorato e coisas assim que na ocasião, não poderiam estar no portfólio da consolidada Pisano.
Então os Pisano tiveram a idéia de reaproveitar uma antiga bodega a Viña Progresso, que tiveram no passado em uma associação que não foi para a frente e que ficava ao lado de uma escola experimental… daí surgiu a brincadeira de Viña Progresso Bodega Experimental de Gabriel Pisano, assim lá o jovem sobrinho poderia fazer seus experimentos sem problema algum com os vinhos consagrados da família Pisano.
Aqui, em um vídeo de dez anos atrás, o jovem Gabriel conta de seus vinhos…
Hoje, Gabriel beira os 40 anos e é um consagrado e talentoso enólogo e seus deliciosos vinhos estão na Vinci Vinhos, com um boa linha, que contempla um Viognier delicioso, um Tannat Syrah, da foto acima que é macio e sedutor, um Sangiovese espetacular, entre outros e o top Sueños de Elisa de Barrica Abierta, que é caro mas vale cada gota…
Outra curiosidade são os rótulos dos vinhos que se originaram em desenhos de sua tia Elisa esposa de Daniel Pisano (Sueños de Elisa) que ao acordar desenhava o que havia sonhado… eu gravei também na ocasião o Daniel Pisano contando isso, na sala onde eles recebem os visitantes sempre com bom assado, ótimos vinhos e amizade sincera. Vejam;