Trivento White Malbec
Outro dia a minha Amiga Lucia Paes de Barros me envia um convite para participar de uma degustação virtual com o enólogo Germán di Césare da Trivento. Seria o lançamento do White Malbec Trivento.
Como todos sabem, minha sinceridade é tanta que muitas vezes esbarra na falta de educação… confesso que torci o nariz. Afinal, a Trivento é uma gigante, braço argentino de um dos maiores grupos de vinho do Mundo, a Concha y Toro. A iniciativa me parecia algo de oportunismo para chamar a atenção. Mas como dizer não a uma pessoa tão amável e gentil como a Lucia?. Topei.
Os outros convidados também me empolgaram, afinal eram todos Amigos que admiro, o Christian Burgos (que não estava), o Luiz Horta, o Marcel Miwa, a Suzana Barelli e o Walter Tommasi, por ordem alfabética…
Eles então me enviaram duas garrafas do vinho, uma para o dia da degustaçnao e outra para eu curtir. Deixei-os na adega e ontem `as 17hs., horário combinado entrei na sala virtual.
Pois confesso que o vinho foi uma grata surpresa. Primeiro sua cor linda, uma leve pele de cebola, depois seu sedutor nariz com maçã verde e melão e já no nariz um toque gordo de densidade. Na boca untuoso mas fresco, com notas de frutas vermelhas verdes, um pouco de acerola como bem lembrou o Tommasi na degustação. O vinho pareceu-me um Provence gordo. Depois fico sabendo que a receita da venda desse vinho iria para ação social. E o melhor de tudo, custa aqui no Brasil R$ 59,99.
Show. Como oriundo do Marketing, tres atributos sensacionais para o sucesso: Novidade, pois é inusitado, principalmente ao iniciante, um blanc de noir de Malbec, Qualidade que é fundamental e Preço. Como distribuição é o que não falta a Trivento, acho que o vinho está fadado ao sucesso e a entrar em linha. Gostei bastante, tanto que bebi meia garrafa enquanto conversávamos virtualmente que é o que nos resta atualmente…
Abaixo as informações completas enviadas pela Lucia. Parabéns! antes porém, eu consegui gravar alguns momentos dessa ” live” para vocês saberem, vejam:
“…Trivento lança o primeiro White Malbec do mercado, e introduz, em caráter inédito, um novo estilo de vinho com a cepa mais emblemática da Argentina
A Trivento Bodegas y Vinedos traz ao mercado um projeto ousado e inédito – o primeiro White Malbec feito com a uva Malbec, e que propõe, de forma inovadora, uma nova experiência com a mais emblemática cepa argentina. “O desafio da nossa equipe de vinificação era elaborar um vinho branco atraente e frutado, feito de uma variedade vermelha, um blanc de noir”, diz o enólogo German di Cesare.
O caráter raro e inusitado de White Malbec já se revela desde a colheita: nos primeiros dias de fevereiro, German di Cesare acorda cedo para colher manualmente as uvas da cepa Malbec provenientes dos Vales de Luján de Cuyo e Vale de Uco. As uvas são colhidas precocemente – para manter sua acidez natural – e com as mãos, para mantê-las inteiras, antes de serem levemente prensadas, e fermentadas sem maceração, separando-se a casca do mosto, no que resulta em levíssima coloração.
Depois de uma fermentação a 10 graus por duas semanas, mais 4 meses para engarrafar e um mês para colocar o rótulo, finalmente é apresentada a obra final de German di Cesare e da Trivento Bodegas y Vinedos – o primeiro White Malbec elaborado no mundo do vinho – curiosamente chamado de “a alma nua da Malbec, a mais cultuada cepa argentina”. O método resulta em um vinho de coloração salmão pálido, com aromas de cereja, framboesa e maçã verde, e acidez marcante em boca.
Esse novo estilo de vinho da variedade Malbec casa bem com peixes grelhados e saladas, o que lhe coloca em posição vantajosa em países de clima quente e tropical como o nosso, onde praticamente é verão o ano inteiro. Um vinho leve, fresco, elegante e fácil de beber, com personalidade e caráter marcante.
Como nasceu White Malbec
A ideia surgiu da dinâmica de envolver os colaboradores da Trivento no programa Winds of Opportunity, de modo a gerarem idéias criativas. Em uma dessas ocasiões, muitos deles concordaram que a Malbec, cepa mais representativa da vinícola, poderia ser apresentada de maneira inovadora. Com esse desafio em mente, a equipe de vinificação se aventurou na técnica de elaboração de um vinho branco com uvas tintas – um blanc du noir – e assim nasceu Trivento White Malbec. O vinho, inclusive, entraria no mercado com uma bela ação de responsabilidade social: arrecadar bolsas de estudo. A meta para 2020 é arrecadar fundos para permitir ao menos 50 bolsas anuais, o que quadruplicará o que já se obteve em 2019.
Ficha técnica do Trivento Reserve White Malbec
Origem da uva: Valle de Uco e Luján de Cuyo, Mendoza
Colheita manual a partir da primeira semana de fevereiro
Vinificação: leve prensagem, fermentação alcóolica em tanques de aço inoxidável por um período de 15 dias, a 10o
Teor de álcool: 12% Vol (20o C)
Acidez Total: 6,82 g / l
Açúcar residual: 5, 25 g/ l
Cor: reflexos pálidos da cor salmão
Nariz: notas frutadas, com predominância de aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, framboesa, frutas vermelhas e maçã verde
Boca: Paladar fresco e fluído, estrutura média e fácil de beber, taninos doces e final longo.
Sobre German di Cesare
O enólogo Germán Di Césare apresenta uma distinguida trajetória no cenário vitivinícola argentino. Iniciou sua carreira muito jovem na Trivento, no laboratório onde eram realizados os testes enológicos de vinhos e uvas. A partir de 2004 esteve a cargo da elaboração de vinhos jovens.
Em 2008 aceitou o grande desafio de liderar a linha Trivento Reserve, símbolo da empresa, e a partir de 2010 esteve envolvido com o desenvolvimento dos vinhos de alta gama da vinícola.
No ano de 2017, foi nomeado diretor técnico enológico da Trivento e atualmente desempenha a função de Gerente Técnico Enológico, posição que lhe encarrega de definir o estilo e a qualidade dos vinhos da Trivento e de liderar a comunicação de todo o portfólio.
Além dessa função, Germán desempenha o cargo de enólogo de Terrunyo Malbec, o vinho com o qual a marca atravessa a Cordilheira dos Andes e leva o conceito de Terrunyo para a Argentina, elaborando um Malbec Ultra Premium da região do Vale de Uco em Mendoza. A personalidade carismática de Germán é uma de suas características mais distintivas, além de sua reconhecida paixão pelo folclore, a guitarra, os cavalos e as boas amizades. “No vinho encontramos cultura, tradição, esforço, que são parte fundamental de sua essência”, afirma Germán.”