O 1º de Abril vai acabar?
Será que vai acabar o humor das pessoas? Será que o 1º de Abril vai acabar?
Todos os anos, sistematicamente eu preparo uma notícia falsa, absurda, ligada ao vinho para comemorar o dia da Mentira.
Acho que estou ficando mais antigo do que imagino. De algum tempo para cá as pessoas se assustam, e se revoltam em lugar de se divertirem por terem sido pegas numa peça…
Tenho casos famosos como o de uma produtora de vinho nacional que me ameaçou processar pela notícia falsa de que havia sido vendida… houve tumulto também entre produtores italianos quando noticiei num 1º de Abril que o governo da Dilma Roussef faria um teste de redução de tributos no Setor do Vinho para avaliar se realmente menos tributos representaria mais consumo… Muitos produtores italianos festejaram até descobrir que se tratava de 1º de Abril.
Mas houve situações engraçadas também, como a do Angelo Gaja, a quem pedi se topava responder uma pergunta absurda para o 1º de Abril de 2011 e ele topou na hora, veja abaixo…
Desde menino me divirto com o 1º de Abril e confesso que não será agora que deixarei de faze-lo não… Muitos jornais britânicos continuam a brincar com a data.
Eu acredito que o humor é algo acima de tudo, uma característica humana única que pretendo manter…
Hoje de madrugada postei uma notícia de 1º de abril e passei o dia hoje explicando a pessoas por telefone, por mensagens e e-mails, que se tratava de 1º de Abril… O que se passa gente? Vamos lá, não deixe o humor acabar por favor…
Para quem não sabe, o 1º de Abril é antiquíssimo. Remonta ao século XVI, pois o Ano Novo era comemorado durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril.
Porém, em 1564, o rei da França Carlos IX instituiu um novo calendário, que ficou conhecido como calendário gregoriano. A partir desse momento o Ano Novo passou a ser celebrado no dia 1º de janeiro. Aconteceu porém que muitas pessoas demoraram para se acostumar com a mudança e continuaram a comemorar a data no começo de abril.
Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a caçoar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira, como enviar convites falsos para festas de Ano Novo ou presentes inusitados no dia 1ª de abril.
Da França, a mania de pregar peças neste dia percorreu o mundo todo e dura até hoje. No Brasil, um dos casos mais famosos aconteceu em 1848. Um jornal chamado sugestivamente de A Mentira noticiou o falecimento do então imperador do Brasil Dom Pedro II. O periódico teve que desmentir o fato dois dias depois da publicação, alegando que era apenas uma brincadeira do dia 1º de abril. Na verdade, Dom Pedro II só morreu em 1891, na França.
Aos que estão com falta de humor ou os que passam notícias adiante sem checar, Sorry, aos que curtiram e participaram, Grazie. A idéia era mesmo divertir e eventualmente lembrar o governo que Vinho é Saúde e que 1 taça por Refeição sem impostos realmente cairia muito bem a saúde de todos…