Malbec Day…
Amanhã se comemora o Dia da Malbec, data que soube pela Suzana Balbo, foi definida pelo Wines of Argentina quando a entidade era presidida por ela e a data foi escolhida por ser a data de fundação da primeira escola de enologia de Mendoza, embora coincidentemente é também a data de aniversário do pai da Suzana Balbo…
A origem da uva Malbec é no Cahors, onde se chama Cot. Aliás esse nome ela leva em diversas outras regiões da França. O nome Malbec, conta-se, originou-se do nome do homem que levou a casta para Bordeaux, que era Malbeck… é o que se conta. O fato é que esse vinho negro como era conhecido, foi sempre importante, pois durante anos era misturado aos vinhos de Bordeaux que no passado eram bem clarinhos…
Fiquei surpreso ao saber que a Malbec era a casta mais plantada em Bordeaux antes da praga da Philoxera Vatrastix em 1875. Depois quando replantaram os vinhedos de Bordeaux com castas trazidas do Chile e implantadas em raízes de videiras americanas (imunes ao ataque da praga), decidiram que a Malbec não era tão apropriada como a Cabernet Sauvignon ou a Merlot por exemplo… interessante.
Mas é importante saber que lá no Cahors, a Malbec resulta num vinho muito distinto dos Malbec argentinos que conhecemos, gulosos, sedutores, “compotados”, levemente adocicados e potentes. Não, lá os vinhos de Malbec são mais frescos, mais adstringentes, mais intensos e precisam de alguns anos para se mostrarem.
A questão é de solo e de clima, o solo argentino via de regra tem PH alto e PH alto significa vinho com baixa acidez, razão pela qual muitos produtores acrescentam áciido tartárico ao vinho para dar a acidez que o vinho originalmente não tem.
Depois descobriu-se que vinhedos de altitude mostravam um perfil muito mais fresco e elegante ao Malbec argentino, mérito de Adriana Catena, filha de Nicolas Catena que foi pioneira na descoberta de vinhedos de altitude, hoje seguido por muitos produtores. Os argentinos têm conseguido realmente vinhos extraordinários desses vinhedos, mas a preços muito altos. Se pude compre um dia um Malbec do Cahors e compare-o com um de Mendoza. É uma experiência interessante.
Eu fiz dois vídeos de IGTV sobre o Malbec, que acho que vocês vão gostar, vejam abaixo. Saúde!