Alo Alo Jerez!!! Abram os olhos.
Estava para escrever isto faz tempo, mas o cotidiano nos engole muitas vezes e algumas coisas vão ficando na pilha de pendências…
Eu estive em Barcelona com meu filho Ramatis (o Nobre) no mês passado. Por incrível que pareça eu não conhecia Barcelona, destino que se tornou um dos meus prediletos. Uma cidade espetacular, plana, beira mar sem parecer ser beira mar, história, repleta de turistas e gente preparada para isso.
Colhi sugestões de passeios com muitos amigos, o que deu uma lista enorme que claro, não foi cumprida, mas me diverti muito e relaxei.
Entre os passeios considerados imprescindíveis havia, claro os bares. eu entusiasta do Jerez e viajei bem na semana do Jerez, chegava empolgado nos bares à procura por tapas, pinchos, pan tomaca e… claro una copita.
Pois acreditem se quiser, não encontrei Jerez e nem quem soubesse do que se tratava Jerz, Vino de Jerez, Jerez de la Frontera em 80% dos lugares que fui. Dos bares do Mercado das Ramblas ao chic e caro Feroz, passando por outras dezenas…
Cheguei a pensar que se tratasse de algo radical do separatismo dos Catalães, mas depois vi que não. Confesso que ainda não digeri isso bem.
Como pode uma das cidades mais importantes do turismo mundial, uma das principais se não a principal como destino turistico na Espanha e um garçom não sabe do que se trata um Jerez, uma copita? Pelo amor de Deus.
Me lembrei que anos atrás o Luiz Horta comentou que sentou-se na mesa de um bar em Madrid (se não me engano) e pediu um Manzanilla (nome do Jerez Fino, feito em Sanlúcar de Barrameda, outra região que produz Jerez), esperou, esperou, estranhou a demora, até que chega um bule fumegando e uma xícara de chá…hahahahaha manzanilla também significa Camomila…
Juntei as peças e me convenci de que Jerez tem que abrir os olhos e rápido. De nada adianta essa empolgação do Sherry Week pelo Mundo quando em sua pátria ninguém sabe do que se trata essa verdadeira instituição cultural do Vinho chamada Jerez.
Minha sugestão é uma força tarefa de divulgação e promoção da bebida em bares e restaurantes de Barcelona com URGÊNCIA!!!! Explicar, Provar, Educar, Promover. Não tem cabimento um Garçom ou Barman de Barcelona não saber o que é uma Copita, o que é um Jerez.
E outra, nós que gostamos de criticar o Brasil, lembremos que aqui se encontra facilmente uma copita nos n=bons endereços. Se você passar por exemplo pelo Igautemi e quiser dar uma relaxada, basta se sentar numa das agradáveis mesinhas do Wine Bar Mistral que lá tem sempre una copita do La Gitana… Salud!!