Paixão, Vinho, Amizade, Orgulho.
No início deste ano o Ramatis, meu filho Nobre (Nobre de alma e de caráter, vale lembrar), decidiu que iria trabalhar em uma vindima em Portugal. A idéia inicial era com nossos queridos Amigos Nucha e Vasco Croft do Aphros.
O Vasco é um daqueles meus irmãos transcendentais de outras caravelas…, que ficam se cruzando em vidas por aqui e alí.
Quis o destino que a equipe do Vasco estivesse completa quando o Ramatis realmente acertou que iria. De fato ele protelava essa viagem em função do estado de saúde da Mãe.
O Vasco que é um gentleman, lhe disse que se quisesse trabalhar mesmo não haveria lugar, uma vez que a equipe estava completa, mas que se quisesse estar junto seria um prazer. Mas o Ramatis queria mesmo era colocar a mão na massa. O Vasco então informa que uma nossa Amiga comum, a Marta Soares do Casal Figueira , que conheci anos atrás no Simplesmente Vinho…, estava procurando justamente uma pessoa como ele para trabalhar full time na vindima e na vinificação dos vinhos.
O Casal Figueira para quem não sabe é um dos precursores dos vinhos Naturais. O Antonio, hoje nome de seu principal vinho, é homenagem ao seu falecido marido que pisava uvas há dez anos atrás… O Antonio foi dos primeiros a trabalhar com biodinâmica e vinhos sem sulfuroso na região de Lisboa.
Bem, o Ramatis se acertou com a Marta e lá foi, com aval da Nazira que insistiu que assim fizesse. Eu postei diversos vídeos dele lá em diversas etapas de seu trabalho. A Nazira abria um sorriso lindo e se iluminava de ver a alegria do filho lá fazendo o que gosta… Link
Acontece que por essas ironias de Deus, a Marta lhe contou que até o momento do Ramatis confirmar que iria trabalhar com ela, não havia nada acertado, ninguém para ajudá-la e assim que fechou com ele todas as peças se encaixaram como mágica…
Acontece que o Ramatis recebe a notícia do falecimento da Mãe e interrompe esse trabalho antes da hora pretendida e volta ao Brasil. Agora ele recebe esta foto e esta mensagem da Marta…
Por isso o título deste post… Grazie Dio, com tuas ironias e tudo.