Ainda bem que tem Portônica…
Gosto sempre de lembrar nesses dias quentes como hoje, da existência de um drink maravilhoso feito com o Porto. A cultura comum com Vinho do Porto é o inverno, eu sei, mas devo dizer que com nosso clima, este drink se encaixa à perfeição.
Conheci este drink anos atrás em uma de minhas viagens a Portugal, fazia um calor danado e eu fora visitar a Quinta do Infantado, de meu amigo João Roseira. Fui recebido como alguém da família. A hospitalidade portuguesa tem mesmo essa justa fama.
Nesse dia nunca me esqueci de diversas coisas, mas entre elas duas com Vinho Porto, pois elas me tiraram da normalidade do consumo dessa bebida que tanto gosto.
Uma delas foi uma sobremesa chamada singelamente na região por “Sopa dos Pobres”, que colocava em uma taça, pedaços de gomos de laranja madura em pedaços e colocava-se Vinho do Porto. Uma delícia inusitada. O nome era originado no fato de as laranjas serem fartas na região e Vinho do Porto então nem se diga, ou seja, dois produtos em abundância, que qualquer um poderia ter.
A outra sem dúvida foi o Portonica. Um copo long-drink repleto de cubos de gelo, com Porto, neste caso branco e seco e completado com água tónica. O copo veio enfeitado com uma rodela de laranja e um raminho de hortelã.
Aqui em casa eu abuso e faço com meio copo de Porto e meio de tóinica..Experimente algum dia e depois me conte.
O Porto não para de me surpreender, outro dia foi o jantar do Poças comemorando seus 100 anos! Didú entre os convidados e o Pedro Poças abre uma garrafa de cem anos de idade, que custava nada menos do que € 4.500,00!!! Um encontro memorável. Eu gravei tudo para você, dá só uma olhada…