Aurelio Montes 25 anos de Mistral
Estive hoje em agradável almoço no NB Steak a convite de Ciro Lilla, em torno de Aurelio Montes.
Na ocasião Ciro brindou os 25 anos de parceria de Mistral e Montes Wines e aproveitou para fazer o lançamento oficial da linha Special Cuvée. Veja no vídeo Ciro apresentando o Aurelio que contou do conceito dessa linha de vinhos que são Single Vineyards.
Foram servidos os seguintes vinhos:
*Montes Sparkling Angel U$ 42,90
*Montes Alpha Special Cuvée Sauvignon Blanc 2017 U$ 49,90
*Montes Alpha Special Cuvée Chardonnay 2015 U$ 59,50
*Montes Alpha Special Cuvée Pinot Noir 2016 U$ 64,50
*Montes Alpha Special Cuvée Cabernet Sauvignon 2015 U$ 59,50
*Montes Purple Angel Carmenère 2015 U$ 169,50
*Montes Alpha M 2014 U$ 179,00
*Montes Late Harvest Gewürztraminer 2014 U$ 38,90
Difícil escolher um predileto, embora queria destacar o Sauvignon Blanc da linha Outer Limits, uma linha que aprecio demais que é uma linha de vinhos da Vinha Montes de vários terroirs sem igual no Chile: Zapallar, Curtiduría, Colchagua, e Itata, para refletir a visão ao mesmo tempo experiente e inovadora. As seis castas variam de um fresco Pinot Noir passando por um extravagante Cinsault até um poderoso Syrah. e o Purple Angel Carmenère que estavam espetaculares. São vinhos frescos e com estilo, mais na linha hypie, nas palavras de Aurelio Montes…
Merece destaque também o Purple Angel Carmenère com muita classe e suntuosidade. Mas de modo geral todos os vinhos estavam em um nível de altíssima qualidade.
Eu achei que o Chardonnay tinha muita madeira e perguntei ao Aurelio sobre os modismos no vinho, uma vez que esse estilo hoje está meio fora de moda. Gostei de sua resposta, veja:
Aurelio Montes tem uma importância enorme no vinho chileno, foi ele por exemplo o pioneiro em estar em Apalta, hoje considerado um dos melhores e mais valiosos terroirs daquele país. Você tem idéia de quanto ele pagou por cada hectare de terra quando foi para lá? Veja ele mesmo contando essa história:
Outra belíssima surpresa foi saber do atual novo projeto de Aurelio Montes na Patagônia. Sensacional o experimento que resultará em vinhos de leveduras indígenas e onde uma das castas é Albariño e Riesling entre outras. Veja:
Parabéns ao Aurelio Montes por seu dinamismo e visão de futuro e parabéns ao Ciro Lilla que soube conquistar e manter um produtor desse nível. Saúde!