Simplesmente… Vinho 2018 Marcio Lopes
O Marcio Lopes já era meu amigo no Facebook,. Adorei saber que ele fazia clheita de enforcado, aquelas vinhas típicas do vinho verde que sobem em árvores e as pessoas usam escadas para a colheita…
E não bastasse isso, ele produz o vinho em ânfora e com fermentação espontânea. Ou seja, não tem como eu não gostar…
No site do Simplesmente… Vinho, fico sabendo mais desse jovem simpático vigneron…
Márcio Lopes nasceu no Porto em 1983 e licenciou-se em Engenharia Agronómica pela Faculdade de Ciências da UP em 2006. Entre 2005 e 2008 colabora como com Anselmo Mendes, antes de rumar à Austrália, onde faz duas vindimas, uma em Rutherglen e outra na Ilha da Tasmânia.
Desde 2010, faz os Pequenos Rebentos, na região de Monção e Melgaço, com uvas selecionadas, de pequenos produtores sem capacidade de vinificação, procurando expressar o carácter das uvas e terroirs, com práticas enológicas minimalistas. Daqui saem o Alvarinho Edição Limitada “À Moda Antiga”, Alvarinho, e Alvarinho com Trajadura.
Também em 2010, começa a fazer vinhos no Douro Superior, tendo criado o Proibido Grande Reserva, em que domina a vinha velha com mais de 20 castas diferentes. Em 2013 faz o primeiro branco no Douro Superior, a partir de vinhas velhas plantadas a cerca de 700m de altitude em que predomina a casta Rabigato, a que chamou Permitido.
Lançou recentemente um novo projeto: Anel Reserva 2015, tinto do Douro, com perfil mais direto, fruta q.b., proveniente de vinhas com 25 anos, situadas entre os 150-250m de altitude na margem esquerda do Douro, no Cima Corgo.
Em 2015 consolida a produção de vinhos no Douro Superior, através da aquisição de uma Vinha com cerca de 1.5 ha e cerca de 60 anos, a Vinha do Pombal, e o arrendamento de uma parcela com quase 120 anos, situada a 745m de altitude.
A partir de 2016, explora novas castas no Minho, como o Loureiro e o Avesso, com saída prevista para 2017, bem como vinifica uvas da Vinha Centenária e da sua Vinha do Pombal no Douro Superior, com estréia marcada para 2017 e 2018.
Um projeto, um sonho, uma vida… Uma luta, sempre simplesmente… com um sorriso.
Eu gravei com ele durante o Salão de Vinhos Off do Porto, o simplesmente… Vinho. Veja:
Acabei de publicar este post e o Marcio me avisa que seus vinhos j´å têm importador no Brasil, para nossa alegria. Trata-se da Belle Cave. Aproveite e experimente o talento, a originalidade e a sinceridade dos vinhos do Marcio Lopes