Antonio Menéndez de Vega-Sicilia
Estive hoje no Varanda Grill a convite de Ciro Lilla para um almoço com vinhos de Vega-Sicilia e com a presença de Atonio Menéndez, o jovem e elegante diretor da famosa bodega.
O Antonio é simpático e responde o que pode com sinceridade, gosto dele. Contou por exemplo que o grupo de Pablo Alvarez (vale ver este vídeo e este também), está com um novo investimento fora da Espanha, mas que não pode ainda divulgar. Perguntei se seria no novo mundo e ele disse não poder dizer ainda… muitos apostam em Argentina pois quando Pablo Alvares esteve no Brasil da última vez seguiu para aquele país. Aguardemos.
Outra informação importante é que o preço de Vega-Sicilia vem subindo ano a ano algo como 5% pois pretende se equiparar aos vinhos top franceses. A empresa é importadora de algumas grandes marcas de vinho na Espanha.
Achei interessante saber também que o Mandolás (o nome se refere a uma parcela do vinhedo cercada por amendoeiras), foi o primeiro Furmint vinificado seco a ir para o mercado. Um pioneirismo hoje seguido por outros produtores).
Antonio contou também que o Brasil é o terceiro mercado nas Americas, atrás de Mexico e Estados Unidos, e que Mexico é o primeiro mercado de Vega-Sicilia depois da Espanha!, (Ciro Lilla me disse que é o maior importador de vinhos da Espanha), não fazia idéia disso.
Outra informação que me surpreendeu é que os vinhos de Vega-Sicilia hoje totalizam 1.200.000 garrafas/ano, mas a demanda é de 5.000.000 de garrafas! Espetacular.
Perguntei ao Antonio qual tem sido atualmente seu principal desafio e ele me disse que é a qualidade de Vega-Sicilia, pois o alto padrão precisa ser buscado todos os anos e nem sempre é possível.
Gravei alguns momentos de nosso almoço onde entre outras coisas o Antonio nos contou como funciona a distribuição dos vinhos em Vega-Sicilia. Interessante, veja:
Entre os vinhos degustados, veja abaixo a relação, todos deliciosos, diga-se, considerei o Pintia, a melhor relaçnao entre qualidade e preço, foi inclusive meu vinho de hoje no Instagram.
- Tokaji Furmint Mandolás 2016 U$ 53,90
- Macán 2011 U$ 199,50
- Pintia 2012 U$ 159,00
- Alión 2013 U$ 239,00
- Valbuena 5º Año 2011 U$ 410,41
- Tokaji FurmintLate Harvest 2015 U$ 63,50