Pedro Garcias no Simplesmente… Vinho 2018
Gosto do Pedro Garcias, jornalista e crítico de vinhos, tem opinião e as expressa. Gosto de gente assim, mesmo que às vezes discorde de seus pontos. Ele escreve no Publico, vale acompanhar.
O Pedro e sua mulher Cristina têm seu projeto MAPA, no alto Douro, que contempla vinhos maravilhosos e um azeite também. Este ano seu Moscatel Galego, elétrico e sedutor foi um de meus destaques. Ele é uma das figuras carimbadas do Simplesmente… Vinho. Eu seu site você fica sabendo do projeto de Pedro e Cristina.
Eles ficam na aldeia de Muxagata, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, na sub-região do Douro Superior, onde são produzidos alguns dos grandes vinhos portugueses. Foi ali que, há uma década, Pedro Garcias, começou a desenhar o projeto do seu próprio vinho, de nome MAPA, com a compra das primeiras terras. Atualmente, a exploração agrícola é composta de duas quintas, com uma área de vinha de cerca de 30 hectares.
Em 2009, foi feito o primeiro vinho, um tinto vinificado em lagar, com pisa a pé, e estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês. Em 2010, surgiu o branco, vinificado em inox e sem qualquer contato com madeira, para preservar os aromas primários das uvas e a sua frescura e mineralidade.
Já em 2015 foi adquirida a Quinta de S. Bento, que se localiza em Favaios, Alijó, no coração do Alto Douro Vinhateiro Patrimônio da Humanidade, mais precisamente na sub-região do Cima Corgo. Esta propriedade tem uma área de vinha plantada de cerca de 2,5 hectares e vários tipos de árvores de fruto dispostas em bordadura. Possui 3 lagares em granito, um armazém para estágio dos vinhos, tanto em barricas de madeira como em cubas em inox.
O objetivo deste projeto familiar é produzir vinhos de qualidade ligados à terra, com castas do Douro e que reflitam a diversidade e a riqueza do lugar. Por essa razão, em cada colheita, o número de garrafas produzidas será sempre limitado.
O projeto inclui também a produção de um azeite gourmet, a partir de olivais tradicionais tratados de forma orgânica, sem recurso a qualquer produto químico. As quantidades são igualmente reduzidas.
Eu gravei com o Pedro neste Simplesmente… Vinho 2018, quando provei seu espetacular Moscatel Galego de uma vinha de 120 anos! Veja: