Cem anos de Buçaco. Ou seria Bussaco?
Fico sabendo pelo lindo Catálogo de Primavera da Mistral, que o Vinho do Buçaco e o Hotel do mesmo nome, comemoram este ano Cem anos!
O vinho foi criado em 1917 por Alexandre de Almeida, administrador do Hotel, que com muito talento comprava barricas de vinhos do Dão e da Bairrada e os engarrafava. São vinhos extraordinários e longevos. eu adoro o branco com muita idade, está entre meus prediletos, junto com Tondônia. O vinho é cercado de muitas histórias, porém o que eu não sabia, é que antigamente o Hotel e o vinho se chamavam Bussaco com dois esses. Mas depois, me contou Ciro, alguém notou que a grafia correta deveria ser Buçaco com a cedilha e então mudaram para Buçaco.
Porém como a grande maioria dos hóspedes clientes do Hotel eram ingleses, que não têm cedilha em seu alfabeto, começaram a chamar o Hotel de Bucaco. Ninguém gostou e voltaram a grafar o Hotel com dois esses e voltou a ser então Bussaco.
Porém o vinho continuou Buçaco, com a cedilha. Sabem por que? Por que fizerem muitos rótulos e até terminarem os que existem não mudarão a grafia…
Abaixo em entrevista de 2010 o Ciro me contou como conseguiu este vinho, já que ele foi o primeiro a conseguir importar o vinho que só era vendido no Hotel… Nem mesmo em Portugal se encontrava uma garrafa, não fosse lá no Hotel.