Mulheres na Vinicultura por Gabriele Frizon
O meu Amigo Celso Frizon deve estar cheio de orgulho de sua filha Gabriele, umas das melhores Sommelières de São Paulo, que empresta seu talento ao Tivoli há tres anos.
Gabriele Frizon e Nazira Hagge Russo
O restaurante do 23º andar do hotel tem um Restaurante deslumbrante com uma vista espetacular e já foi palco do Sergio Arola com o Arola Vinte Tres. Ele saiu de lá mas a equipe toda é a mesma e afiadíssima. Hoje o Restaurante se chama Restaurante 23, que tem feito sucesso com os FoodPass e a Direção da casa pediu que a Gabriele fizesse uma experiência com destaques para os vinhos, mais que para os pratos.
As possibilidades são infindáveis e a Gabriele escolheu começar prestigiando as mulheres. Acertou na mosca, pois já é a iniciativa que gerou maior interesse do público. São tres opções, veja no link Mulheres na Vinicultura que variam de 4 tempos, 6 tempos e 8 tempos! Como a Gabriele me trata como um tio e adorou a Nazira, o que é bastante compreensível, o nosso foi de 9 tempos!!!!
Veja abaixo:
Viúva Paul Bur – Espumante Veuve Paul Bour Rosè – Bordeaux – França
Coca del mar
Pilar Plá – El Maestro Sierra Fino – Jerez – Espanha
Jamón serrano, chorizo, queijo meia cura
Antonella Cantarutti – Cantarutti Pinot Grigio – Friuli Venezia Giulia – Itália
Pulpo a la gallega
Mariluz Marin – Estero Casa Marin Sauvignon Gris – San Antonio – Chile
Palmito pupunha grelhado com Beurre Blanc deTucupi e folha de limão kafir
Miriam Caporali – Tenuta Valdipiatta – Tosca Chianti Colli Senesi – Toscana – Italia
Pão de linguiça
Carolina França – Château Los Boldos Vieilles Vignes Merlot – Cachapoal – Chile
Arroz de Pato
Marina Guaspari / Flávia Cavalcantti – Guaspari Vista do Chá Syrah – Espírito Santo do Pinhal – Brasil
Leitão Confit com texturas de maçã
Anne Trimbach, 13ª geraçnao da Família Trimbach com seu Gewurztraminer
Bire tostado caramelizado com geléia de jabuticaba.
Pilar Plá – El Maestro Sierra Pedro Ximenez – Jerez – Espanha
Chocolate em texturas
Fico devendo a foto do Pedro Ximenez, pois eu me esqueci de fazer… sorry. Queria dizer que adorei, que recomendo o programa que iria inicialmente até o dia 10 de setembro, mas parece que será estendido devido ao enorme sucesso. Queria também elogiar a Gabriele, que é uma mulher fantástica, forte, segura, sem perder a doçura e a modéstia, atributo hoje raríssimo em Sommeliers do porte dela. Parabéns!
Minha harmonização predileta foi a do Pinot Grigio da Antonella Cantarutti – Cantarutti do Friuli Venezia Giulia – Itália com o Pulpo a la gallega, não desfazendo de outras, mas talvez pela qualidade do vinho, com uma masceração mais prolongada (acredito), que oferecia untuosidade excepcional ao vinho, bem diferente do que se espera habitualmente de um Pinot Grigio, muito floral e o polvo que estava uma manteiga… show.
Vá que é um grande programa.