Um Gran Selezione de um brasileiro!!!
Poucos sabem que agora existe uma categoria no Chianti que é a mais alta de todas e se chama Gran Selezione. Essa categoria é acima dos “Riserva” e têm imposições iguais as impostas aos Brunello de Montalcino: Uvas colhidas na propriedade da vinícola (não podem ser adquiridas de terceiros), um mínimo de 3 anos em tonéis de carvalho e no mínimo 6 meses em garrafa. O teor alcoólico tem que ser superior a 13 graus, além de detalhes de degustação que são interpretados pelos julgadores da Comissão de Enólogos do Chianti Classico DOCG.
Pois tenho a satisfação de contar a vocês que um produtor brasileiro de Porto Alegre (Villa Bari) acaba de conquistar essa chancela de Gran Selezione para seu vinho Iohanna produzido em sua vinícola Triturris na Toscana!
Não deixe de visitar o site do Luiz Barichello, o Winebari, que tem um e-ommerce bem montado com seus vinhos da Villa Bari, da Villa Triturris, da L’Arco Vini (Valpolicella) e da Villa Agrelo. Vale a pena experimentar seus vinhos, inclusive um Rosso Toscano maravilhoso de 50 Paus!!
Para conhecer melhor essa figura maravilhosa do mundo do vinho, sugiro que você veja este post que fiz dois anos atrás. Saúde!