Salton 105 anos e um bom vinho Abaixo dos 50 Paus!!
As queridas Luciana e Stella Salton, me convidaram para um almoço no Alma. Você já foi ao Alma, do chef Ivan Achcar? Tem que ir. Elas queriam me mostrar a nova linha de vinhos da Campanha Gaucha que se chama Paradoxo. Eu não podia no dia que elas queriam, havia me esquecido do médico da Nazira. Me desculpei e sugeri hoje, 27 e ainda pedi que fosse às 12 hs., pois tinha compromisso às 15 e não queria experimentar os vinhos correndo…
Como elas são um doce de pessoas, acomodaram tudo e acabaram juntando um monte de amigos do vinho lá no Alma. Pagliari, Gerosa, Horst, Tommasi, Deco. Estava bárbaro e rimos a valer. Como deve ser um encontro de vinhos e como é característica da Salton, diga-se. Eu adoro essas meninas, pena que elas anunciem tão pouco comigo.
A Luciana contou de uma colheitadeira italiana que eles compraram, custou R$ 1.200.000,00 e que trabalha por vibração colhendo 1 hectare de vinhedo em 1 hora!!! Faz o trabalho de 20 trabalhadores!
Gostei bastante do Espumante que mescla Viognier, Sauvignon Blanc, Malvasia e Alvarinho. Espumante fresco, alegre, jovem. foram servidos diversos vinhos, inclusive o Espumante Rosé Lucia, que é muito fino, desde a cor, passando pelo pérlage, a espuma de boca, a total ausência de amargor ou de dulçor ao final de boca. Um show. Um espumante para servir com orgulho a qualquer estrangeiro.
Depois ao final do almoço elas serviram uma preciosidade para você anotar aí. Falo do Gerações Antonio Salton, o “Nini” o enólogo de sempre da Salton, até passar o bastão para o Lucindo Copat. Um esptáculo de vinho. Custa R$ 120,00 mas vale. Minha sugestão é você comprar uma caixa e ir abrindo uma garrafa por ano. Eu acho que ele estará no auge daqui há dez anos, mas desde já faz muito sucesso.
Não se percebe a madeira de carvalho frances, as castas são Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec e Merlot. Vinho fino. encorpado mas fresco, boa estrutura equilibrado e percebe-se a infalível pegada da cabernet Franc. Vá por mim e depois me conte.
Mas eu queria mesmo falar da linha Paradoxo que vem dos vinhedos da Campanha Gaucha. Para você entender, a Salton tinha uma linha de vinhos extraordinariamente bem posicionados na relação de qualidade e preço. Falo da linha Volpi.
Essa linha não existe mais em produção, pois não houve renovação com a família do pintor e eles resolveram desativar a linha Volpi e lançar duas linhas: Intenso e Paradoxo.
Com isso a Salton pretende resolver um velho problema do mercado do vinho e a percepção do consumidor. O Volpi que era vendido na faixa dos R$ 30,00 nos Supermercados (cansei de recomendar o Volpi Merlot), nos Restaurantes eram vendidos a R$ 60,00/70,00. O Cliente não comprava, pois ficava evidente a desvantagem do negócio.
A linha Intenso não é a mesma da linha Paradoxo, nem no estilo do vinho, nem no foco de mercado. A primeira vai para os Supermercados e Lojas, a segunda para Restaurantes. Ainda não provei todos os vinhos, mas tenho agendado com Pagliari e Piotto uma degustação às cegas dos tres vinhos: o Merlot Volpi que eu adorava, o Intenso e o Paradoxo. A Luciana já providenciou os vinhos para mim. Prometo fazer isso logo e contar a vocês.
Mas hoje, pude provar tres vinhos da linha Paradoxo: Gewürztraminer, Chardonnay e Cabernet Sauvignon. Gostei dos tres, com preferência ao Cabernet Sauvignon. Mas sabem quanto custa o vinho? R$ 27,00 !!!
Isso na lojinha da Salton, basta acessar AQUI.
Mas o mais legal é que este é o preço que a Salton vende o vinho para os Restaurantes. R$ 27,00. Então vejam, um Restaurante pode oferecer um vinho desse padrão a R$ 48,00, por tanto Abaixo dos 50 Paus, e ganhar R$ 21,00. eu considero um ganho bastante bom, uma vez que a Salton não terá ganho nem R$ 5,00 nessa venda. O Consumidor por seu lado terá um bom vinho Abaixo dos 50 Paus na carta do Restaurante. Acho que vai vender bem. Fica aqui meu apelo aos Restaurantes. Um bom vinho Abaixo dos 50 Paus.
Veja aqui as meninas Salton falando das novidades.