Chile último dia
Meu último dia de visita ao Chile a convite da Brand About, ciceroneado pela gentil Susana Gonzales e com a companhia do meu Amigo Regis Ghelen Oliveira, tinhamos previsto visita a Arboleda lá no Aconcagua Costa e depois Seña.
Fomos recebidos pelo simpático e convicto Carlos Carrasco, o Regis não quis o “sombrero”, mas eu sim… Saímos a campo antes da degustação no mirador. O lugar é lindo. Gravei um vídeo com ele lá onde você verá também uma moça usando um equipamento para direcionar os galhos das vinhas. Bem interessante.
O material de Eduardo Chadwick é lindo, vejam na sequência a cuspideira, e dois cartazes de Arboleda. Lindos!
Fomos degustar os vinhos em meio ao vinhedo, no mirador. Espetaculares, todos eles, o Sauvignon Blanc, o Chardonnay e o Carmenère. Meu preferido foi o Chardonnay, mas considerei inferior ao Errazuriz que está na mesma faixa de preço R$ 120,00/130,00. Os primeiros na Decanter os segundos na Vinci.
Eles não haviam separado o Pinot Noir para degustarmos. Pedi, pois queria compará-lo ao Errazuriz do mesmo Aconcagua Costa. Constatei a mesma opinião sobre o Chardonnay, o Errazuriz me pareceu superior, bastante superior eu diria.
Quando entrevistei Eduardo Chadwick em meu extinto programa de TV CELEBRE! ainda nos tempos de CNT, era uma degustação vertical de Seña que ele fez para o Paladar e o Luiz Horta me convidou e eu aproveitei para gravar o programa.
No final da entrevista perguntei ao Chadwick qual era seu sonho naquele momento e o que estava fazendo que não sabíamos, era 2008 se não me engano, e ele respondeu: ” Didú eu quero fazer uma grande Pinot Noir, esse é meu atual desafio”. Fico feliz que ele conseguiu.
Agora uma curiosidade que achoé novidade: Arboleda lançará em breve um Pinot Noir de altíssima qualidade ao nível de mercado de Seña. Não provei, não havia lá e quem me contou foi o Carlos Carrasco.
Ele ainda acrescentou que seriam parcelas especiais de alturas intermediárias das colinas. O curioso é que quando degustei o Pinot Noir da Errazuriz, o Francisco Baettig me explicou que eles colhiam e vinificavam em separado, em Aconcagua Costa separadamente tres níveis das colinas: a alta, a intermediária e a baixa. Para ele (Baettig) as melhores eram a alta e a baixa… Como gostei mais dos Errazuriz, fiquei sem entender como será melhor o Pinot Noir a ser lançado, com parcelas intermediárias. Perguntei ao Carrasco que nnao soube me responder. Aguardemos. Mas os dois Pinot Noir são ótimos e mostram que o Chile realmente aprendeu a lidar com a caprichosa casta.
Chegamos no espetacular Mirador de Seña com vista para o Valle de Aconcagua. Na foto você vê Suzana Gonzales (direita) e Antonia Olivis (esquerda). Vejam a mesa que foi preparada para nós para a degustação vertical de Seña em companhia de Diego Garay o Diretor de Vendas de Seña.
Nós degustamos quatro safras de Seña 2009, 2011, 2012 e pela primeira vez, antes ainda de Eduardo Chadwick!, o 2013 que ainda não há no Brasil. Um privilégio e infanticídio também… ele tem 58% de Cabernet Sauvignon, 15% de Carmenère, 12% de malbec, 10% de Merlot e 5% de Petit Verdot. Agradeço de coração o privilégio.
Uma curiosidade pessoal que me deixou muito intrigado. Seña na avaliação não tem pegada de biodinâmico. Não sei dizer o que, mas não tem.
A visita incluía a visitação ao centro biodinâmico, que é espetacular e tem um perfeito abnegado agrônomo biodinâmico, falo de Eduardo Gonzales. Uma pessoa especial, como você pode ver nos dois vídeos abaixo.
Realmente o cara é biodinâmico na essência, mas o vinho ainda não mostra isso para mim.
Foi uma visita especial que encerrava essa viagem. Seguimos para o Hotel onde teríamos uma reunião de avaliação com diversas perguntas específicas sobre o que vimos, o que provamos, nossas impressões, etc., imagino o Jorge Carrara numa dessa…
De lá sairíamos à noite à pé até o Restaurante Baco, que é um espetáculo de lugar com muitos vinhos em taça e um serviço maravilhoso, em companhia da Suzana. vejam a sensacional iniciativa desse endereço:
Gravei um vídeo com a Suzana e com o Regis como despedida dessa encantadora viagem. Já estou com saudade. Saúde!