Chile 5º Dia
Nosso 5º dia de visita ao Chile a convite da Brand About era para Errazuriz em Aconcagua Valle. Saimos cedo do hotel em Santiago e nos dirigimos para Errazuriz, era minha primeira visita a esse histórico produtor chileno.
Um lugar maravilhoso, essa é a parte antiga, que hoje é usada para turismo e tem salas de degustação no Sub-Solo onde fica uma reserva de família.
Fomos recebidos pelo educado e bem informado Sebastián Ramirez que falou sobre a história da Familia Errazuriz, nos levando depois para uma degustação com Francisco Baettig, veja:
Um espetáculo de gentileza e atenção conôsco e uma surpresa grande com os elegantes vinhos das castas que vêm de Aconcagua Costa. Degustamos uma linha grande de vinhos e meus destaques foram os vinhos
Pinot Noir fermentado com parte dos engaços, um espetáculo, acho que o melhor que provei na viagem, o Chardonnay excelente do mesmo vinhedo e um delicioso The Blend, com Grenache, Mourvedre, Syrah, e Carignan. Todos de leveduras indígenas. Um espetáculo. Esses vinhos todos estão na Vinci Vinhos
A sala de degustações era no sub-solo, um espetáculo. Tivemos uma verdadeira aula com o Francisco, veja nessa foto…
Quando cheguei eu havia dito ao Francisco Baettig que gostaria de provar algo mais evoluído e então quando subimos para a sala de almoço, ele teve a gentileza e generosidade de nos oferecer uma garrafa do Errazuriz 1989! Que privilégio!
Que show de evolução e ainda muito vivo, iria mais uns dez anos certamente. Espetáculo e privilégio. Grazie amigos!Quem sabe um dia eu consiga abrir aquele cadeado lá da foto de cima…
Após o almoço seguimos para conhecer a estupenda bodega, veja que projeto fantástico!
O projeto de Chadwick é simplesmente fantástico. Bem em frente dessa mega vinícola estava a Siebenthal e lá era o nosso próximo destino. Super legal esse roteiro que a Suzana Gonzalez preparou pois deu uma boa dimensão da diversidade de bodegas.
Mauro von Siebenthal é um suiço perfeccionista e teimoso que largou um bem sucedido escritório de advocacia em Geneve para ir para o Chile produzir vinhos.
Depois de visitar seus vinhedos e sua vinícolas, fomos caminhando alguns metros até sua casa, onde Mauro e sua esposa nos receberam na mesa de jantar para a degustação. Tudo impecavelmente arrumadinho, charmoso, com flores e toalhas de renda, veja suas cuspideiras… Siebenthal tem um canto suiço no meio do Aconcágua…
Fiquei encantado realmente com os vinhos de Mauro. ele tem um Viognier sensacional e estes dois, um Syrah e um Petit Verdot maravilhosos, ele está no grupo dos amigos do MOVI e seus vinhos você encontra na Terramatter.
Era hora de partir depois de mais um dia especial e surpreendente com esse Chile vitivinícola.