Encontro de Vinhos OFF 2015 alguns destaques
Acabo de chegar do Encontro de Vinhos OFF e tenho alguns destaques para dar. o primeiro deles é o Excelente Espumante da Vinhetica que se chama Terroir d’Effervescence. Tem 40% de Chardonnay, 30% de Pinot Noir e e 30% de Riesling Itálico. Tem 12,5 de álcool e foi produzido com o apoio do fantástico Alejandro Cardoso.
O Espumante é delicioso, fresco, bom pérlage, boa espuma e cremoso na boca. Acredito, como o Pagliari também que vai melhorar muito com um tempo de garrafa, mas está perfeito para se beber. Ele tem estrutura e qualidade para desenvolver muita complexidade.
Gaspar Desurmont o jovem e competente enólogo e vitivinicultor, mostrou ainda um segundo tinto, Trata-se do Terroir & Tradition também com 12,5 de álcool e das castas Merlot, Marselan e Tannat. Delicioso embora tenha abusado um pouco na madeira para meu gosto. Os vinhos da Vinhetica, vão dar o que falar…
Este Baladero é um bom Cabernet Sauvignon argentino, feito por brasileiros da Fermasa (Fernando Martins). eles têm a própria importadora, a www.barricanegra.com.br e o vinho está abaixo dos 50 Paus, mas precisamente R$ 39,50.
Este espanhol de Utiel Requena custa R$ 33,00 é uma ótima escolha para vinho do dia-a-dia, gostoso, barrica de segundo uso, usa as castas: Bobal 80% com 10% de Tempranillo e 10% de Syrah. Fresco e delicioso. Chega pela www.chozascarrascales.es Procure no Brasil pelo e-mail: alfredoteixeira@uol.com.br que é sócio do produtor.
Outra boa notícia é este projeto que tem a assessoria da traquejada Anna Rita Zanier. Trata-se de uma seleção de pequenos produtores artesanais da Bourgogne que são vendidos em caixas de 6 garrafas em tres níveis de qualidade.
Os pacotes têm várias opções. Os que provei lá estavam deliciosos, especialmente o Chablis. Venda só pela internet pelo www.animavinum.com.br.