Abaixo de 50 Paus
Encontro meu amigo João Santos da ViniBrasil, na Vinum Brasilis. Aproveitei para revisitar seus vinhos que continuam a surpreender e dentro de uma faixa bem abaixo dos 50 Paus…
Eu gostaria de vender o conceito da Vini Brasil pelo mundo. Um lugar onde pelas condições climáticas, a videira tem o que se chama de ciclo de vida contínuo. As estações não têm a definicção habitual das videiras.
Então os portugueses que lá instalaram a Vini Brasil, descobriram que se você podar a vinha e não irrigar o terreno, a videira entende que está no inverno e hiberna.
Por esse processo a empresa tem 25 parcelas e tem colheita a cada quinze dias!!!! Seria possível ter um Syrah 2013/janeiro um Syrah 2013/fevereiro e assim por diante. Trata-se de um novo paralelo como disse Jancis Robinson.
O Rio Sol, o mais simples deles que surpreendeu os frequentadores da Expovinis 2012 (se não me engano o ano) conseguindo o troféu de melhor tinto, continua excelente e dá pra comprar duas garrafas com 50 Paus. Experimente.
A propósito de Rio Sol, não é verdade a afirmação que Otavio Piva de Albuquerque fez a Suzana Barelli, dizendo que a empresa teria lhe oferecido a vinícola. O assunto foi desmentido no Brasil e em Portugal.